segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

João Aguardela (1969-2009)


Hoje é um dia triste para TODA a música Portuguesa, faleceu João Aguardela, vocalista e fundador dos Sitiados e que foi também o mentor de projectos como Naifa, Megafone e Linha da Frente.

Para todos os que sempre se interessaram, para todos os que se disponibilizaram, para todos os que amaram, para todos os que nunca se renderam.

A nossa admiração pela sua obra e contribuição na música portuguesa é enorme.
Ficam as boas recordações e as saudades.
Até sempre João.
José Polido - Estado Sónico

Deixo um texto publicado no Blog d'A Naifa

Faleceu ontem 18 de Janeiro de 2009 em Lisboa o músico João Aguardela, que faria 40 anos em Fevereiro. Vocalista, líder e fundador dos Sitiados, que fizeram enorme furor nos anos noventa, Aguardela foi também o mentor de projectos como Megafone (quatro discos de um trabalho muito pessoal, que cruza a recolha de música tradicional portuguesa com sonoridades electrónicas), Linha da Frente (formado por vocalistas de várias bandas nacionais interpretando textos de poetas portugueses) e A Naifa, o seu mais recente projecto com Luís Varatojo, com três álbuns editados e dezenas de concertos aclamados pela crítica e pelo público.

Criador com capacidades fora do comum, inovador, Aguardela soube antecipar tendênncias e lançar projectos esteticamente inéditos, sempre numa abordagem marcada pela defesa da língua e da cultura portuguesas.

Firme nas convicções, determinado nos objectivos , invulgar na forma de ser e estar na vida, desde sempre grangeou respeito e admiração no meio musical, ainda que nunca tivesse procurado o estrelato.

Vítima de cancro, morreu no Hospital da Luz, aos 39 anos. Deixa uma obra invejável e saudade à família e amigos. Como escreveu o João, «os dias sem ti/ são todos iguais/ são dias sem fim/ são dias a mais».

Ricardo Alexandre, amigo do João.

Sem comentários: