quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Powerpop

Não me canso desta música nem deste disco. Façam favor de ouvir e ser felizes. Vale a pena!

Ladies & gentlemen i give you: The Broken Family Band

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Deixo aqui alguns links para algumas curiosidades que encontrei pela web fora.

http://nasfaldasdaserra.blogspot.com/2008/04/o-regresso-dos-estado-snico-vencedores.html

http://www.brunolemos.com/press/estadosonico.html

http://a-trompa.net/breves/breveso-regresso-dos-estado-sonico/

E para finalizar, estes é que são ajuizados :-) Não percebo uma palavra mas que somos nós isso é verdade :-) será este 作品リスト o nosso nome???
http://info.hmv.co.jp/p/a/000000000169/781.html

domingo, 16 de novembro de 2008

Aloha, no passado dia 08 de Novembro estivemos em concerto na FNAC de Coimbra. Revelou-se um dia cheio de surpresas e algumas boas oportunidades. O concerto correu bem, pena que as pessoas não aparecçam em maior número mas já sabemos como é. Porém, obrigado aos que ficaram e aos que foram passando :-). Obrigado ao João na FNAC por tudo o que nos proporcionou, obrigado ao Nuno Ávila na RUC pela boa meia hora de conversa, obrigado ao Carlos do Culto do Império pela surpresa ;-)...isto parece um album de despedidas, mas não é!!:-)
Posso anunciar que já há músicas a serem trabalhadas, que esperamos em breve poder testar em concerto. O nosso disco já se encontra na base de dados da FNAC e já pode ser adquirido na FNAC em Coimbra, ou ser pedido na restantes FNACs nacionais por quem estiver interessado.
Fotos: Fausto Silva
Podem ouvir a nossa entrevista na RUC no Sinfonias de Aço (http://www.sinfonias.org/) cliquem em "Entrev. Santos da Casa"
Programa da Rádio Universidade de Coimbra dedicado à Música Portuguesa, por Fausto Silva e Nuno Ávila. Diariamente (2a-Dom) às 19h em 107.9FM ou pela emissão online em ruc.pt/emissao.php
Sábados das 15 às 17 horas... duas horas dedicadas à divulgação da nova música nacional... na "LOUSÃ FM" (95.3) (Repetição ás Quintas-feiras no mesmo horário)

terça-feira, 23 de setembro de 2008



Ficam algumas imagens dos bons momentos passados

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sombras da Fábrica...

Aloha a todos, já há muito que não se colocava nada neste espaço. E muito tempo passou e muitas coisas aconteceram. Desde concertos, casamentos, férias, "despejos", nova sala de ensaio, novos concertos e mais um casamento...começa a ser repetitivo :-)
Na realidade este fim de semana que passou marcou uma nova fase no nosso percurso. O concerto na Fábrica de Braço de Prata correu muito bem. Alegrámos umas hostes, outras não, outras nem por isso, outras assim assim, o que interessa é que reagiram...isso foi sempre a intenção da nossa música. O espaço onde tocámos é propicio a devaneios espirítuais. O próprio conceito da Fábrica de Braço de Prata proporciona momentos e encontros inesperados e que merecem ser vividos com intensidade. Quando cantava "A Janela do Mundo" não me consegui desligar do facto de que estava a tocar num local que outrora foi um dos centros de decisão e fabricação de instrumentos de violência que marcaram toda a nossa existencia. Agora toda a violência que era implicita às decisões que ali se tomavam cruza-se com a sua antítese criando por momentos um limbo de tempo onde todo o mundo se encaixa naquele espaço, e apenas ali faz sentido. Foi estranho, mas fez todo o sentido, que as nossas canções de protesto e de anti-violência se tenham cruzado com o passado naquele espaço que agora respira o saudável ar de uma convergência artistica e espiritual. Visitem e usem e abusem daquele espaço porque vale bem a pena http://www.bracodeprata.org/
Agora vamos começar a colocar em ordem algumas ideias que já fervilham e depois dizemos mais coisas.
Beijos e abraços
Z

terça-feira, 1 de abril de 2008

+ Operário 28 Março

Sangue
Fogo Nú
Azul
Morrer de Pé
Pião
Peixes Embriagados
Nas Tuas Mãos
Nunca é Tarde
A Janela do Mundo
Aranha
##
Segredos
Até ao Fim

Fica para registo a setlist do concerto no espaço +Operário.
Foi um prazer estar lá.

p.s. - quem tiver fotos por favor pode-nos contactar para ziggyswoon@gmail.com queriamos algumas para colocar aqui e no myspace ;-)

sábado, 29 de março de 2008

Região de Leiria. Edição de 28 de Março


Novo disco marca regresso dos Estado Sónico 13 anos depois

“Ouvir o silêncio” marca o regresso dos Estado Sónico, 13 anos depois do primeiro disco. Formados em 1989 na Marinha Grande, a banda pop-rock ressurge em 2008 com formação renovada que integra três elementos fundadores. Na semana passada, apresentaram o segundo disco e a partir de hoje realizam uma mini-tournée para mostrar ao vivo os novos temas. “Dizer que renascemos é cliché, mas é isso que sentimos agora”, admite o vocalista, José Polido. Tantos anos depois, a banda assume “fazer as coisas de outra maneira”, mas sobretudo há a “sensação boa de voltar a tocar e ter um trabalho para mostrar. É indescritível o que estamos a viver”, refere.“Ouvir o silêncio” surpreendeu a própria banda após a releitura do produtor, Marc Jung. “Foi um prazer enorme a redescoberta. Vimos as coisas numa perspectiva que nunca tínhamos visto. As músicas que tinham sido construídas de uma maneira, nasceram de outra forma. Sou suspeito, mas creio que resultaram muito bem. Orgulho-me deste trabalho”, diz. Hoje, os Estado Sónico mostram o novo disco em concerto no +Operário, na Marinha Grande, às 23 horas, com entrada livre. Depois, tocam a 11 de Abril no Festival Overlive, também na Marinha Grande, e no Centro da Juventude de Caldas da Rainha, a 17 de Maio.
Texto de Manuel Leiria

domingo, 23 de março de 2008

Arranque da Silêncio Tour 2008


Pois bem a festa de lançamento já lá vai e correu bem. Foi bom vêr algumas caras por lá e foi pena não vêr outras que esperávamos mas tudo bem! Não sabem o que perderam :-)

Agora é outra estória, sexta feira dia 28 de Março arranca no Sport Operário Marinhense a "Silêncio Tour 2008". Naquela que durante muitos anos foi a nossa casa, vamos dar inicio a uma série de concertos de apresentação do nosso novo trabalho.

23 horas com entrada livre. AH! E isto já não é como dantes, agora os concertos começam a horas. Quem está está, quem não está estivesse...Vá lá, percam a vergonha ;-)
Beijos e abraços

quarta-feira, 12 de março de 2008

"Ouvir o Silêncio" disponível a partir do dia 20 de Março 2008


Aloha, pois já aqui tinha sido referido mas nunca é demais lembrar. "Ouvir o Silêncio" vai estar disponível ao público a partir do dia 20 de Março de 2008. Como a edição e distribuição é nossa ainda não existe uma rede de postos de venda muito abrangente. Por isso, no dia 20 poderão encontrar o nosso disco nos seguintes locais:


Alquimia - Centro Comercial D. Diniz em Leiria

Auditu - Centro Comercial Maringá em Leiria

Livros e Companhia - Largo Ilidio de Carvalho, Marinha Grande


Para os que não podem dirigir-se a estes pontos de venda, podem sempre faze-lo através do nosso blog enviando um e-mail para ziggyswoon@gmail.com . O preço de venda online será de 7 euros, incluindo já portes de envio. As formas de pagamento serão mencionadas no e-mail de resposta que receberão ao colocar o vosso pedido por e-mail.
Podem começar a fazer os vosso pedidos já! :-)
Obrigado

terça-feira, 4 de março de 2008

Do Baú...


Encontrei por acaso estas duas "reviews" publicadas no Blitz e na Revista Ritual nos anos de 1992 e 1993, respectivamente. Já datam do baú mas é sempre curioso. E para os curiosos, podem ler o texto todo aqui http://underrreview.blogspot.com/2007/11/estado-snico.html

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

20 de Março de 2008



Pois é, 20 de Março marca a data de edição do nosso segundo trabalho. 13 anos depois, e ninguém diria que o viriamos a fazer, até acontecer! Tem sido mais uma viagem de emoções, de encontros, de descobertas, de palavras e ideias que ainda não sabemos muito bem digerir mas que a pouco começam a tomar forma em acções e gestos.
O dia 20 vai ser mais um começo, mais um gesto que se forma, todo ele simbólico, mas por tão inesperado que foi tem um sabor deveras intenso.
Esperamos que a nossa pequena rodela de plástico encontre o caminho dos vossos ouvidos e que vos permita saborear um pouco do inesperado. Seja pela positiva ou pela negativa. Nunca acreditámos na inércia (se bem que todos sofremos de alguma de vez em quando) por isso vamos tentar pelo menos espremer alguma reacção da vossa parte.
Até lá deixo-vos com algumas provas da nossa "fotogenia" captadas pelos olhos do nosso amigo Frederico Barosa.
Beijos e Abraços
ES


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Ouvir o Silêncio


“Ouvir o Silêncio” é o novo Ep dos Estado Sónico, colectivo oriundo da Marinha Grande, que regressa ao activo após uma longa hibernação de sete anos. Depois de se escutarem os seis temas de “Ouvir o Silêncio”, facilmente se conclui estarmos perante um grupo de músicos competentes e dotados de um apuro técnico que só um processo natural de maturação confere. Sente-se também a deliberada convicção da abordagem estético/musical que (aliás, desde sempre) abraçam: rock (por vezes duro) perfumado de pop (por vezes muito doce), debruado por tramas que as palavras em português (cirurgicamente escolhidas) sugerem. É pois num estado [Sónico] adulto que o colectivo se encontra. Fronteiras bem definidas e delimitadas, e uma sonoridade que o tempo se encarregou de tornar personalizada, conferem-nos a certeza de que, aqui, a única pretensão é a busca do bem-estar…
Não é por isso de estranhar que hoje, seja “apenas” o prazer de tocar e de compor que move os músicos que actualmente formam o grupo: os fundadores José Polido, Luís Guerreiro e Nuno Lopes (todos da formação que se constituiu originalmente em 1989, e que em 1995, viu editado o álbum homónimo de estreia através do selo Fábrica de Sons – os outros eram Tiago Granja, Mário Nicolau e Garry Vicente), e ainda Sérgio Alves e Donato Rosa, cuja importância no seio dos Estado Sónico é, há muito, equitativa entre os demais.
Gravado no cada vez mais proeminente Marduc Studios, e produzido pelo competente norte-americano Mark Jung (que já assinou, com brilho, as produções de, entre outros, Born A Lion, Dapunksportif ou Worship Of The Senses), “Ouvir o Silêncio” mostra-nos seis temas: começa com o potencialmente radiofónico “A Janela do Mundo (cheia de tudo e nada)”, acalma com o aveludado e trip-hopiano “Nas Tuas Mãos (o toque das sereias)”, segue com o simultaneamente contemplativo e empolgante “Azul (o silêncio do fim)”, avança com o hit em potencia de “Nunca é Tarde (ouvir o silêncio)”, curva na quase balada bluesy em crescendo de “Pião (eco)” e termina na visceralidade de “Até ao Fim (a voz)”, como se a banda de Frank Black, em vez de ter composto no castelhano de “Vamos”, se tivesse, antes, afoitado na língua de Camões...
Uma vez findada a fase de composição e produção, os Estado Sónico estão, igualmente, prontos para voltar aos palcos, local onde, afinal, a banda sempre soube estar com elevação e uma energia muito particulares. Só pode ser, pois, com redobrado agrado, que assistimos ao regresso activo “a sério” de uma das bandas mais marcantes que a cidade industrial da Marinha Grande (a mesma do proletariado, a mesma do novo-riquismo, e a mesma das desigualdades sociais evidentes) viu nascer. Parafraseando a simplicidade dos próprios Estado Sónico: “Porque assim aconteceu e porque assim o vamos fazendo acontecer…”.

Pois eis que surge finalmente com o novo ano. Deixamos aqui o texto de press release escrito pelas sábias palavras do nosso Amigo Carlos Matos, a quem agradecemos o contributo e desvendamos um pouco da bela capa feita pela nossa amiga Moniek V. Slycken (http://www.convertiblechaos.com/ ). O resto chegará ás vossas mãos e ouvidos em Fevereiro juntamente com concertos. Porém podem já ter uma leve preview se forem ao nosso myspace, uma das músicas já lá se encontra disponível. Até lá, beijos e abraços.